Cardiologia Pediátria

 
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
"O meu filho tem um sopro"

Sopro é um som que se ausculta no tórax da criança com o estetoscópio. Este som é produzido pelo sangue à medida que atravessa o coração ou vasos sanguíneos do corpo.

Sopro não é sinónimo de doença e pode ser encontrado em 50-70% das crianças saudáveis. Por isso, se auscultarem um sopro ao seu filho, não lhe estão a dizer que tem uma doença. No entanto, em algumas situações, tal som pode estar associado a doenças do coração.

A grande maioria do sopros cardíacos, por não estar associada a doença cardíaca, são chamados sopros inocentes. Estes sopros têm carácter benigno, não se associam a sintomas e não condicionam o crescimento e desenvolvimento das crianças. São mais facilmente auscultados em situações de febre, choro ou esforço físico. Um sopro inocente não necessita de acompanhamento médico nem de tratamento porque o coração é normal, e não implica alterações na actividade física do seu filho. Assim, após ter sido diagnosticado que o sopro é inocente, o seu filho tem alta da consulta deCardiologia Pediátrica.

Mais raramente, os sopros podem estar associados a doenças do coração. Nestes casos são sopros patológicos e relacionam-se com doenças do coração congénitas ou adquiridas. As crianças com doenças cardíacas necessitam de acompanhamento por cardiologia pediátrica, podendo necessitar ou não de tratamentos (medicamentos, cateterismo cardíaco ou cirurgia).
 
 
 

 

A nossa Equipa

 
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Corpo clínico de excelência com vários medicos de topo, sendo referência nas suas subespecialidades
 
 
 
 
 
 
 
 
DR.ª ISABEL MENESES
 
SUBEspecialidade
 
Cardiologia Pediátria
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Prof. dr. maymone martins
 
subEspecialidade
 
Cardiologia Pediátrica
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Marque por Telefone ou Preencha o Formulário

 

 

210 447 352