Ecocardiograma

 
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
O Ecocardiograma Transtorácico (ETT) é um exame complementar de diagnóstico em Cardiologia, obtido através de uma sonda colocada sobre o tórax emissora de ultrassons que são refletidos pelo coração e convertidos em imagens em movimento num monitor. Este exame deve ser completo e para tal incluir a utilização de imagem bidimensional, Modo M e Doppler.
Actualmente alguns equipamentos possuem sondas com capacidade de obter imagens tridimensionais do coração e vasos.

O ETT é um exame não invasivo e isento de radiação. Por vezes o paciente pode sentir algum desconforto caso seja necessário exercer pressão sobre as costelas para obter imagens cardíacas com melhor definição. Em algumas circunstâncias em que a qualidade da imagem seja deficitária, pode ser usado um contraste especial para ultrassons, administrado por via endovenosa.

O ETT pode ser realizado em repouso mas também em esforço ou usando um fármaco estimulador administrado por via endovenosa, que mimetize o efeito do esforço fisico. Este tipo de Ecocardiograma designa-se Eco de Esforço e Eco de sobrecarga farmacológica, sendo usado para diagnóstico de isquémia ou seja para identificar doença das artérias coronárias.

Finalmente o "Ecocardiograma transesofágico (ETE)”, é a modalidade de Ecocardiografia que utiliza uma sonda de ultrasons introduzida pela boca até ao esófago e estomago, idêntica às sondas de endoscopia esofagogástrica. A proximidade da sonda ultrasónica às estruturas cardíacas, permite obter imagens cardíacas de elevada resolução, pelo que este exame é realizado quando haja dúvidas diagnósticas após o Ecocardiograma Torácico ou se for pretendido um diagnóstico mais detalhado de algumas patologias cardíacas. Este exame é habitualmente realizado sob sedação endovenosa e apoio de anestesiologista, tal como ocorre nos exames de gastroenteologia, mas também pode ser feito apenas com anestesia local da orofaringe.
 

 
 
 
 
 
EXAME COM ACORDO ARS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Marque por Telefone ou Preencha o Formulário

 

 

210 447 352

 
 

Marcação de Ecocardiograma