Ecografia Fetal

 
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Para que serve?

O ecocardiograma fetal permite definir se o coração está bem formado ou não. Somos capazes de detectar a maioria (não todas) as formas de cardiopatia estruturais graves. Podemos identificar anomalias nas cavidades cardíacas, nas válvulas e vasos que chegam e saem do coração (veias e artérias). Ocasionalmente podemos detectar pequenas alterações que podem não causar problemas significativos ao bebé após o nascimento. Podemos também diagnosticar e tratar precocemente alterações da frequência e ritmos cardíacos. Algumas alterações podem indicar a possibilidade de haver associação com problemas noutros orgãos, bem como alterações nos cromossomas, que podem indicar a necessidade de realizarem outros exames.

Que problemas cardíacos pode ser detectados?

Nem todos os problemas podem ser correctamente diagnosticados no feto, pelo que não podemos excluir por completo a presença de anomalias cardíacas no recém-nascido. mesmo que o ecocardiograma seja, nesta fase, considerado normal.
A circulação do feto é diferente da circulação do recém-nascido. Durante a vida intra-uterina há 2 comunicações entre o lado direito eo esquerdo do coração /foramen ovale e canal arterial) que têm que estar abertas para o normal desenvolvimento do coração e vasos e que geralmente encerram espontâneamente após o parto. Em alguns bebés isto pode não acontecer naturalmente e o bebé virá a necessitar de ser seguido em Cardiologia Pediátrica. O não encerramento destas estruturas após o parto é impossivel de prever neste exame, visto que todos os fetos normais as têm abertas in útero. Alguns estreitamentos ligeiros das válvulas e vasos podem ser progressivos à medida que a gravidez avança e por isso revelar-se apenas após o nascimento.

Repetição do exame.

Por vezes é necessário repetir este exame, o que nem sempre significa que exista algum problema. Habitualmente repete-se o exame quando este é realizado pela primeira vez antes das 18 semanas de gravidez, quando há dificuldades técnicas na avaliação de todas as estruturas ou surgem novas dúvidas e/ou problemas do lado obstétrico.
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Marque por Telefone ou Preencha o Formulário

 

 

210 447 352

 
 

Marcação de Ecografia Fetal