Prova de Esforço em Tapete Rolante

 
 

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
Consiste no registo da atividade elétrica do coração de 12 derivações (ECG) durante o esforço progressivo e programado (protocolado internacionalmente). Durante a prova, a pressão arterial é regularmente avaliada e correlacionada com o aumento da frequência cardíaca (pulsação) que ocorre com o esforço. Deve ser executada na presença de médico.

A maior utilidade deriva de se tentar reproduzir as queixas que o indivíduo pode referir como ocorrendo com o esforço (acelerar o passo, subir ladeiras) e/ou avaliar se existem sinais de deficiente irrigação do músculo cardíaco com o aumento da pulsação.

Permite, igualmente, avaliar se surgem alterações do ritmo cardíaco (arritmias) durante o esforço.

É o exame auxiliar de diagnóstico cardiológico mais utilizado em exames periódicos de avaliação pré-sintomática (vulgarmente designados por “check-up”) da existência de doença isquémica do coração (doença coronária). É habitualmente recomendado quando se inicia um programa de atividade física regular (ginásio) em indivíduos a partir dos 35-40 anos de idade, eventualmente com fatores de risco cardiovascular (obesidade, tabagismo, diabetes, hipertensão, etc.).
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Marque por Telefone ou Preencha o Formulário

 

 

210 447 352

 
 

Marcação de Prova de Esforço